Postagens populares

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ALGUNS PENSAMENTOS AMBIENTAIS

Na nossa pesquisa encontramos alguns pensamentos ambientais que vão favorecer nossa reflexão sobre o mundo em que vivemos. Veja - os aqui.


. “Ser ecologista, não é apenas ser contra aquilo que se chama Progresso, não é apensas ser anti-qualquer coisa ou anti-tudo ou porque está na moda, não é apenas ser por certas manifestações com o seu quê de folclore (que também é, aliás, importante); ser ecologista é sobretudo acreditar que a vida pode ser melhor se as mentalidades mudarem e tiverem em consideração os ensinamentos que a velha Terra e ainda o velho Universo não cessam de nos transmitir.”
Fernando Pessoa
“Em todo governo na terra, há um vestígio de fraqueza humana, um germe de corrupção e degeneração, que a astúcia vai descobrir e a maldade vai insensivelmente desenvolver, cultivar e aperfeiçoar. Todo governo degenera, se confiado tão-somente aos governantes do povo. Assim, o próprio povo é o seu único depositário seguro. E para torná-lo ainda mais seguro, a mente do povo deve ser aperfeiçoada.”- Thomas Jefferson, Notes on Virginia, Extraído do livro Ética Ambiental, José Renato Nalini, Ed.Millennium. Campinas. 2001


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensina-lo a amar seu semelhante." - Albert Schwweitzer


“Já aprendemos a voar como pássaros, nadar como peixes mas ainda não aprendemos a conviver com irmãos.”- Martin Luther King



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante"
Albert Schweitzer



“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”

“Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.”
"Se um dia tiver que escolher entre o MUNDO e o AMOR...
Lembre-se:... Se escolher o MUNDO, ficará sem o AMOR...
mas se escolher o AMOR... com ele conquistará o MUNDO!"

“Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.”

“O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade.”

“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido.”

“Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.”

“A natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência.” ( Johan Goethe)

“Um ser humano só cumpre o seu dever quando tenta aperfeiçoar os dotes que a natureza lhe deu.”

No mistério do sem-fim
Equilibra-se um planeta
E, no jardim, um canteiro
No canteiro, uma violeta
E, sobre ela, o dia inteiro
A asa de uma borboleta
“Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.”