Postagens populares

quarta-feira, 21 de março de 2012

INFORMAÇÕES SOBRE AS LAGOAS DE FORTALEZA

PROJETO ECOGALERA – DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS – 22 DE MARÇO DE 2012
ESCOLAS MONSENHOR LINHARES, JOSÉ ALCIDES PINTO, PROFESSORA ANTONIETA CALS
1.       Veja as lagoas de Fortaleza que vamos visitar;
a)       LAGOA DO OPAIA
A Lagoa do Opaia está localizada na Avenida Lauro Vieira Chaves, no bairro Aeroporto. Com uma área de 159.379 m² e uma profundidade média de 1,7m, a lagoa é utilizada para a pesca, lazer, lavagem de roupas e banhos de animais.
b)       LAGOA DE PARANGABA
A lagoa da Parangaba está situada na porção sudoeste do Município de Fortaleza, no Bairro de mesmo nome: Parangaba. É o maior recurso hídrico da bacia hidrográfica do rio Maranguapinho, com uma área de 303,200 m². É também uma das maiores em volume de água de Fortaleza, com um volume estimado em 1.190 milhão de m³ de água.
Compondo a Parangaba, tem-se o riacho da lagoa da parangaba. Com cerca de 2,62 quilômetros de extensão, o percurso do riacho se encontra parte nele canalizado a céu aberto e parte correndo ao natural, indo alimentar o Açude Santo Anastácio (PICI). O seu ecossistema é de extrema importância, pois serve como recarga aqüífera do Açude da Agronomia, como fonte de alimento para a população do seu entorno e como viveiros de aves e outros animais.
c)       LAGOA DE PORANGABUÇU
Lagoa localizada no Bairro Rodolfo Teófilo ocupa área de 7 hectares de extensão e hoje depois de urbanizada é fonte de lazer e de pesca para a população de seus arredores. Um dos grande problemas constatados é a presença de esgotos domésticos na região que pode provocar sua poluição.


ÁGUAS E RESPEITO AO AMBIENTE
A água que precisamos
Está no planeta inteiro
Mas pouca ainda resta
Para um mundo forte e verdadeiro

Prezar a água e a terra
É hoje tarefa vital
Na alegria que encerra
A preservação de um mundo ideal

Hoje vamos aprender
A defender a água com amor
Para um dia a vida acontecer
E darmos a ela grande valor
PROFESSOR DJACYR DE SOUZA
VALORIZAR A ÁGUA É VALORIZAR A VIDA
Projeto ecogalera – ecogalera21.blogspot.com

UMA ATIVIDADE EM DEFESA DAS ÁGUAS - FESTA DAS ÁGUAS

PROJETO ECOGALERA – AÇÃO FESTA DAS ÁGUAS
1.       Justificativa
              
                A cada dia que passa temos notícia de escassez de reservas hídricas e da possibilidade de esgotamento da água potável em nosso planeta com conseqüência terríveis para todos os seres do planeta. A grande reflexão diante do problema reside no fato de que temos que agir de acordo com preceitos de sustentabilidade e buscar urgentemente maneiras de economizar a água e garantir um futuro sem esgotamento.
                Em função de todas constatações de que precisamos dizer para o mundo que podemos fazer nossa parte o PROJETO ECOGALERA promove a ação FESTA DAS ÁGUAS onde vai – se desenvolver atitudes que provoquem a reflexão prática e teórica sobre a problemática da escassez da água no planeta e buscar urgentemente soluções firmes para a garantia da sobrevivência das espécies de nosso planeta.
                É importante promover o engajamento crítico e reflexivo sobre este problema e oportunizar discussão e reflexão sobre o tema através da construção de um processo de educação ambiental que tenha como foco a ação prática e a conscientização a partir de exemplos concretos que proporcionem uma situação de aprendizado ecológico dentro e fora da sala de aula.
2.       Objetivos
Geral – Proporcionar aos alunos e à Comunidade Escolar a possibilidade de discussão sobre os grandes problemas ambientais vivenciados procurando sempre soluções ante aos problemas.
Especificos
·         Desenvolver uma reflexão sobre a problemática da água em nosso planeta.
·         Desenvolver a perspectiva da análise reflexiva sobre problemas ambientais.
·         Envolver alunos e comunidade escolar na luta pela resolução de problemas ambientais gerais e locais.
3.       Estratégias
 - Visita orientada a Lagoas das cidades.
 - Discussão sobre a importância das lagoas para a cidade.
 - Realização de ato – show em defesa das lagoas.

4.       Cronograma de atividades]
DATA DA REALIZAÇÃO : DIA 22 de Março de 2012
HORÁRIO – 08 ÀS 12 HORAS
LAGOAS VISITADAS
1)      Lagoa do Porangabuçu.
2)      Lagoa do Opaia
3)      Lagoa da  Parangaba