Postagens populares

sexta-feira, 23 de março de 2012

O ECOGALERA FAZ NOTÍCIA - PARABÉNS AOS ALUNOS

anterior
ECOGALERA 23/03/2012 - 01h30

Projeto leva estudantes para aula na beira das lagoas

Em parceria com a Semam, o projeto Ecogalera leva alunos de escolas municipais para conhecer e avaliar as condições das lagoas do Opaia, da Parangaba e de Porangabuçu
=
FOTO: ANDRÉ SALGADO/ESPECIAL PARA O POVO
Os alunos são levados a refletir sobre os problemas ambientais da cidade
No Dia Mundial da Água, alunos de escolas municipais participaram ontem de uma aula diferente. Ao invés de lousas e carteiras, a sala de aula teve como cenário as lagoas do Opaia, da Parangaba e de Porangabuçu. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de conhecer a realidade ambiental desses espaços e se conscientizar sobre a importância da preservação de nossos recursos hídricos. A iniciativa foi promovida pelo projeto Ecogalera, em parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam).

Para Thiago Porto, 14, a situação das lagoas ainda precisa melhorar porque a poluição é crítica. “A lagoa do Porangabuçu melhorou muito, mas a comunidade precisa ajudar mais. Já as lagoas do Opaia e da Parangaba estão sujas”, constata. A estudante Gabrielle Lima, 13, também disse observar diferenças entre a postura das comunidades que vivem no entorno das lagoas. “Tem lugares em que as pessoas estão preservando mais e em outros ainda não”.

O idealizador do Ecogalera é Djacyr de Souza, que há 29 anos ensina geografia em escolas públicas. Para ele, a escola não pode se eximir de desenvolver projetos de conscientização ambiental entre os alunos. “Na maioria das escolas, não se trabalha educação ambiental e quando se trabalha é de maneira muito estanque, resumindo-se em datas e comemorações”, reclama. Desde 2011, o docente encabeça o projeto na escola Monsenhor Linhares, e este ano tenta implantá-lo na escola Antonieta Cals.

De acordo com Souza, os alunos são levados a refletir sobre os problemas ambientais da cidade, além de atuarem como multiplicadores na comunidade em que vivem. Para ele, projetos semelhantes deviam ser realizados em todas as escolas. “A gente sente que o Ecogalera cresce não apenas dento da escola, mas também para a sociedade”.

Segundo Deodato Ramalho, titular da Semam, quase toda as lagoas de Fortaleza sofrem com problemas de poluição. Ramalho conta que a lagoa do Porangabuçu é a que apresenta melhor estado, tendo passado por grande processo de urbanização. “Para compreender a situação de nossas lagoas, tem que levar em conta que somente 54% de Fortaleza possui saneamento básico”, revela.

Ramalho informa que desde 2007, a Semam já realizou cerca de 20 mil visitas para fiscalizar situações de agressão aos recursos hídricos. Ele conta que existe uma parceria com a Cagece para o monitoramento do esgotamento na Capital. Conforme o secretário, esgoto clandestino é caracterizado como crime ambiental e o responsável pode inclusive enfrentar processo criminal.

ENTENDA A NOTÍCIA

Alunos de escolas municipais visitaram as lagoas de Opaia, Parangaba e Porangabuçu. As lagoas sofrem com poluição, principalmente por conta de esgotos clandestinos. Somente 54% do território de Fortaleza possui saneamento básico.

Serviço 
Para denúncias sobre poluição ambiental, você pode ligar para a Ouvidoria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam).
Telefone: 3452 6923
Portal de denúncias virtuais: http://177.19.134.67/dataged/
processos/denuncia_virtual_principal.asp