Postagens populares

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NOVIDADES EM 2013


Campanha tem como meta a cooperação pelo bem natural; água é vista como meio de intercâmbio, construção da paz e base para um desenvolvimento sustentável.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou o Dia Internacional da Cooperação pela Água 2013, em cerimônia em Belo Horizonte.
O governo brasileiro vai lançar um selo comemorativo ao Ano Internacional em 22 de março, quando o Dia Internacional da Cooperação é comemorado.
Paz
Segundo a Unesco, a água é vital para a vida e o desenvolvimento, mas as fontes do bem natural são limitadas.
Para a agência da ONU, a água serve como um meio de intercâmbio entre os povos, como também para a construção da paz e como base de um desenvolvimento sustentável.
Objetivos
O Ano Internacional da Cooperação pela Água encoraja todas as partes a agir em prol da cooperação.
A Unesco disse que a campanha tem cinco objetivos, começando pela conscientização sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação pela água.
Estão também, a geração de conhecimento sobre o assunto, criação de ações concretas e parcerias para resolver desafios e, finalmente, o fortalecimento da cooperação internacional para alcançar as Metas do Milênio.
Mensagem
A campanha quer passar a mensagem de que a cooperação pela água é crucial para a erradicação da pobreza, para igualdade social e de gênero.
O acesso à água, segundo a Unesco, pode ser fonte de conflito, mas ao mesmo tempo, é também um catalisador de cooperação e construção da paz.
Fundação
Uma das diretoras da Unesco, Blaca Jiménez-Cisneros, participou junto do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e de representantes de Angola, Cabo Verde e Moçambique, da posse dos membros da Fundação HidroEx.
A Fundação, localizada na cidade mineira de Frutal, vai ser responsável pela implementação de programas relacionados à preservação e ao manejo sustentável dos recursos hídricos no Estado.