Postagens populares

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Clipe Felicidade - Marcelo Jeneci

UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


O SENTIDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Acessos
841
Publicado em
2011-02-19
A maioria das ações em Educação Ambiental que vemos hoje em dia está deslocadas de um verdadeiro sentido do que deve ser uma prática efetiva de um processo de vivência pedagógica que possa dar ao aluno a oportunização de uma formação crítica, autônoma e reflexiva que dê aos que estão sendo educados oportunidade, vez e voz em todos os sentidos. A Educação Ambiental é referendada em nossa Constituição, mas a realidade de sua ação tem sido deslocada de um sentido do que deve ser contemplada em um processo de construção da Educação Ambiental que seja eficiente e contribua verdadeiramente para a mudança de hábitos e posturas de cada indivíduo em termos de atitudes e engajamento que fortaleçam uma situação de formação diante dos dilemas ambientais que vivemos e na maioria das vezes prejudicam a todos sob a forma de doenças epidêmicas, catástrofes ambientais e outros problemas que colocam em xeque nosso modelo de desenvolvimento em prática na atualidade. 
Acha – se importante em primeiro lugar desenvolver uma reflexão sobre o sistema em que vivemos e entender a lógica do consumo tão comum em nossa sociedade onde mídia e moda andam juntas e acabam movimento a ação das pessoas em todos os locais do mundo. Por outro lado é preciso fazer uma reflexão sobre a ideologia do lucro tão comum em nossa sociedade e que acabam transformando tudo em que tocamos em mercadoria para gerar riqueza nem sempre para todos. Em terceiro lugar é preciso refletir sobre ética , cidadania , valores e outras coisas esquecidas diante da lógica global em que vivemos. A situação ambiental não pode ser deslocada da situação social e dos mecanismos que motivam a exclusão , a desigualdade e acabam promovendo graves problemas e situações ambientais já em reflexo no mundo atual. 
A prática da Educação Ambiental tem um sentido permanente de crítica ao Sistema e questionamento do modelo de desenvolvimento em vigor que tem uma voracidade ilimitada sobre os Recursos Naturais e que acabam promovendo as agressões ambientais e a geração de vários problemas que colocam diversas preocupações em relação ao futuro de nosso planeta. A reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento hoje em vigor precisa ser uma prática constante no desenvolvimento da Educação Ambiental e temos que ir além de efemeridades, plantio de árvores e ações que na maioria das vezes são apenas paliativos diante do modo errôneo com que tratamos nosso planeta. 
A Educação Ambiental é um instrumento firme para mudança de valores e modelos pedagógicos que precisam ser centrados no compromisso cidadão de cada um de nós na garantia de um futuro de justiça social, igualdade e comprometimento pelo bem do planeta e dos seres que nele vivem.
professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.Estou no twitter. twitter.com./PROFDJACYR, mantenho ação nos blogs aprendizesdanatureza.blogspot.com, caosnaeducacao.blogspot.com e radiouivintes.blogspot.com
Estou aberto para debates, seminários e palestras dentro da temática meio - ambiente, educação e cultura em geral.
Entre em contato pelo e - mail djacyrsouza@gmail.com