Postagens populares

domingo, 16 de outubro de 2011

CONHEÇA A ESSÊNCIA DE NOSSO PROJETO

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MONSENHOR LINHARES
ESCOLA MUNICIPLA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PROFESSORA ANTONIETA CALS
PROJETO ECOGALERA – APRENDENDO A DEFENDER A NATUREZA ATRAVÉS DA AÇÃO E REFLEXÃO



  1. Justificativa

No bojo das questões ambientais uma das maiores soluções está na ação educativa que precisa ser desenvolvida em meio a ações práticas de conhecimento da natureza, de produção de textos, de envolvimento cidadão e da busca incessante do aprendizado ambiental que gere a cidadania e os processos éticos para o alcance de uma nova compreensão dos diversos aspectos referentes ao aprendizado ecológico.
É preciso que a Escola seja catalisadora de ações que envolvam sua comunidade na busca incessante por uma nova visão do ambiente que nos cerca e para mudar a perspectiva da crise ambiental que povoa o mundo de hoje. Dentro desta linha de reflexão é urgente buscar ações que envolvam todos que fazem a escola numa visão ecológica do mundo e na cristalização de idéias que vivifiquem a prática de um processo de Educação para a valorização do ambiente e dos seres que nele vivem.
Nesta perspectiva de ação o PROJETO ECOGALERA é um elemento a mais na construção de um processo de idéias que façam com que todos que fazem a Escola se sintam responsáveis por um mundo livre das agressões ambientais e que seja sempre marcado por ações que visem a cidadania ambiental na luta por um mundo melhor para todos indistintamente.

  1. Objetivos

GERAL – DESENVOLVER ATRAVÉS DE AÇÕES PRÁTICAS A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA PERANTE A COMUNIDADE ESCOLAR

ESPECÍFICOS

  • Introduzir a Educação Ambiental dentro de uma perspectiva interdisciplinar que promova firmemente a visão de um mundo melhor livre de agressões ambientais;
  • Oportunizar espaços para a discussão e o ativismo ambiental;
  • Desenvolver a temática ambiental no contexto escolar;
  • Promover eventos de natureza ambiental no espaço escolar;
  • Valorizar a criatividade e o espírito crítico de jovens e adolescentes para uma melhor aprendizagem ambiental.




  1. Estratégias

I ETAPA
   - PROMOÇÃO DE OFICINAS SOBRE A TEMÁTICA ECOLÓGICA
   - FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE AÇÃO E EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS ECOLÓGICAS NA ESCOLA
   - REALIZAÇÃO DE VISITAS A ÁREAS DE INTERESSE ECOLÓGICO
   - FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO
   - MONTAGEM DE UM BLOG DO GRUPO EM QUESTÃO

II ETAPA

    - PRODUÇÃO DE VÍDEOS INSTITUCIONAIS SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL
    -   CRIAÇÃO DE UMA REVISTA ECOLÓGICA COM PRODUÇÃO DE TEXTOS, ARTIGOS E REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL
    -  EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS SOBRE A CONCEPÇÃO AMBIENTAL E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL

III ETAPA

   - REALIZAÇÃO DE UM DESFILE ECOLÓGICO PARA DIVULGAÇÃO DA NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
  -    MONTAGEM DO PAINEL DE REFLEXÕES AMBIENTAIS


  1. Recursos Necessários


- 300 Camisas para membros do grupo.
- Computador com internet para realização de trabalhos na área de informática
-  Uma  câmera de vídeo para produção de vídeos.
- Material de expediente ( papel, cartolinha, cartões, papel couchê, livros sobre a temática ambiental)
- Sala para realização de debates e ações.
- ônibus para visitas ecológicas.
- cartilha temática – produzida e distribuída para alunos da Escola