Postagens populares

domingo, 4 de novembro de 2012

RESILIÊNCIA AMBIENTAL - O QUE É ISSO?


Sustentabilidade não... Resiliência

Há alguns anos atrás tudo o que tínhamos que fazer era ser “verde”. Verde era a cor e o movimento do momento. Tudo o que era verde era uma coisa boa: um produto, uma empresa, um processo produtivo... Hoje ainda escutamos falar sobre “ser verde”, mas perguntas do tipo: como fazer uma sociedade verde? Ou como a economia pode ser verde? transformaram esse movimento monocromático em coisa do passado.

A bola da vez é ser sustentável. Pensando bem, faz mais sentido responder algo do tipo: como uma economia pode ser sustentável? Mas mesmo assim, ainda não seria uma resposta fácil em termos de ação e decisão, de realmente colocar a coisa para funcionar... Não é? 

É só olhar ao seu redor e ver a força do movimento sustentável... Quantas coisas sustentáveis existem hoje? Sacolas sustentáveis, produtos sustentáveis, ideias sustentáveis... O mundo sustentável praticamente se esqueceu do verde para se desenvolver sustentavelmente.

Por ser algo tão subjetivo, a sustentabilidade acaba sendo um pedestal quase impossível de se alcançar em termos econômicos práticos (o que realmente interessa!). Mas como toda tendência, o termo “sustentável” e seus derivados já estão fadados ao esquecimento. Seja pelo bem, seja pelo mal. O que virá a seguir será a resiliência ambiental.

Na Física resiliência é a capacidade de um material retornar ao seu estado natural depois de um evento causador de tensão. Na prática, seria uma AÇÃO que mostra a capacidade que tenho de voltar ao meu estado natural de ser, após ter superado uma situação crítica. E é isso que a Natureza já está fazendo, sem muitos perceberem. E é isso que teremos que fazer, com criatividade e inovação, para realmente alcançar uma sociedade e um modelo econômico e político que entenda e seja parte, efetivamente, do Meio Ambiente. Que seja baseado em ações e não somente em ideias.  




Os problemas de insustentabilidade que vemos hoje em dia possivelmente encontrarão soluções nas ações inovadoras que a policroma resiliência pode trazer. Essas ações, com certeza, já serão por si só novos paradigmas ambientais, sociais, econômicos e políticos. É disso que estamos precisando.

Escrito por: Carolina de Castro Bueno - Engenheira Ambiental